sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Reflexão sobre o texto: Professores e gestores previsíveis e os inovadores

Professores: de que lado vocês querem ficar?
A educação é considerada processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento das transformações sociais. Mas assim, como em qualquer área profissional encontramos professores e gestores que se posicionam de formas bem antagônicas.
Vários professores e gestores que encontramos hoje em nossas escolas são profissionais que se qualificaram para o mercado de trabalho em que atuam até mesmo com especializações específicas em suas áreas de atuação, mas que com o passar do tempo, talvez pela suposta situação estável de seu emprego, muito deles de ordem pública, caem em um total comodismo em suas ações, transformando-se em professores e gestores previsíveis.
Outros além de previsíveis se tornam um empecilho para as suas instituições presos em sua comodidade, vícios e mesmices, tornando-se incapazes de aderir ao novo, lutar por mudanças que buscam melhorias e assim acabam atraindo para si dificuldades ainda maiores como a depressão, a violência, a arrogância e o mau uso de seus cargos, frustrando aqueles que realmente buscam uma educação mais humanista e de qualidade.
Diante de tanta turbulência que vivemos hoje em dia na educação, conseguimos encontrar profissionais que se sobressaem entre os querem o comodismo. Profissionais estes que acreditam em seus alunos e companheiros de trabalho. Inconformados com as mesmices de seus colegas lutam por melhorias, pensam ser a escola um ambiente de mediação, trocas de experiências entre educando e educador. Através da ação e reflexão sobre a própria experiência pedagógica, tendo autonomia para analisar, discutir e socializar os seus ideais, podemos passar a professores e gestores inovadores.
E você de que lado quer ficar? A vida é feita de escolhas e transformações, assim somos frutos de nossas escolhas. Se você não é um professor inovador nato, você pode transformar-se num professor ou gestor dinâmico comprometido com o social que o cerca. Para isso estude, dedique-se, nunca fique achando que já está bom.

Nenhum comentário: